Página inicial > Notícias > Reunião com coordenadores de polo da Rede e-Tec Brasil/IFPA foca na evasão

Reunião com coordenadores de polo da Rede e-Tec Brasil/IFPA foca na evasão

Criado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h01 | Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h01 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h01 | Acessos: 776

Coordenadores de polo relataram suas experiências

Os coordenadores de polo da Rede e-Tec Brasil/IFPA reuniram-se, nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do CTEAD/Reitoria em Belém, com a coordenação geral do programa no IFPA e o departamento de Educação a Distância do IFPA – DEA.

“Esse encontro é importante pelo fato de que nós podemos compartilhar tanto os acertos quanto as partes que nos preocupam, os entraves que vão surgindo. Isso é importante para nos fortalecermos, traçarmos novas estratégias, realmente avaliar aquilo que está dando certo e aquilo que pode ser melhorado”, afirmou Cácia Campos, coordenadora do núcleo de tecnologias em EAD do IFPA em Itaituba, que intermedeia as ações do campus com os três polos a ele vinculados: Aveiro, Rurópolis e Trairão.

Durante a reunião, além da apresentação das novas instalações e da equipe local, foram abordados temas pertinentes às rotinas dos coordenadores e dos cursos, como ambiente virtual de aprendizagem, reingresso, orientações gerais, bolsas de auxílio para discentes, prática profissional, entre outros.

Avaliando a evasão escolar

Dentre os temas propostos na reunião, a evasão escolar ganhou um espaço de destaque. A ideia era que, a partir do compartilhamento de experiências, os relatos de cada polo pudessem trazer informações relevantes à coordenação do programa, bem como ao DEA, de como reduzir os índices de evasão.

Na avaliação da pedagoga do Departamento de EAD, Ádria Araújo, “foi um momento bastante produtivo, uma vez que nós precisamos saber o que está acontecendo em cada polo e quais as práticas que estão sendo desenvolvidas. Conseguimos, a partir do depoimento deles, fazer desse momento um orientador das próprias políticas para a EAD, uma vez que nós estamos formatando e regulamentando os primeiros documentos do Centro de Tecnologias em Educação a Distância. Esse momento é um bom feedback para as próximas ofertas”.

Entre os depoimentos, foi possível detectar que o envolvimento dos coordenadores de polo foi fundamental para a manutenção do curso nos polos. Douglas Bechara, coordenador do polo Tucuruí, onde são desenvolvidos os cursos técnicos em Informática (subsequente) e em Informática para Internet (concomitante), por exemplo, realizou uma pesquisa sobre a evasão naquela unidade EAD e publicou o texto no último Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Para o estudo, ele procurou cada aluno evadido para buscar as razões. “Apresentando o trabalho lá no congresso, percebi que os problemas são iguais em todo o Brasil, só muda o cenário”, conclui.

Para Cácia, de Itaituba, o diferencial nos polos vinculados àquele campus é a motivação. “Tem um teórico, Carl Rogers (psicólogo norte-americano), que diz que o professor precisa despertar o aluno para que, pela educação, ele se autorrealize. Então, acredito que o trabalho dos coordenadores de polo também tem sido nesse sentido de motivar os alunos e mostrar que, apensar de todas as dificuldades, a educação é um caminho que pode trazer bons resultados”.

Os polos de Aveiro, Rurópolis e Trairão ofertam o curso de Técnico em Informática para Internet em concomitância com o Ensino Médio. “Ainda que seja a longo prazo, a educação é um caminho e é a alternativa que eles têm. São municípios onde não existem muitas oportunidades de educação, de ascensão, de emprego. Então, esse curso é uma oportunidade rara para eles e nós trabalhamos e lutamos para mudar a cultura do ‘eu nasci assim, eu vou ser sempre assim’. Não! É possível romper esse ciclo!”, finaliza a coordenadora.