Página inicial > Notícias > Institucionalização da Educação a Distância é prioridade na Rede Federal

Institucionalização da Educação a Distância é prioridade na Rede Federal

Criado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h33 | Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h33 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h33 | Acessos: 2761

A Educação a Distância (EaD) está presente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica há 13 anos. E, a cada dia, essa modalidade atrai um número cada vez maior de interessados, ou seja, brasileiros que precisam de uma alternativa prática e simples para estudar, aliando rotina de trabalho e aprendizado e encurtando o caminho para a conquista de um diploma seja de curso técnico, de graduação ou pós-graduação.

Marco Aurélio da Silva Santos, hoje servidor do Instituto Federal de Goiás (IFG), foi aluno de EaD da Rede. Em 2012, ele trabalhava na Prefeitura de Aparecida de Goiânia quando decidiu fazer o Curso Técnico em Secretaria Escolar. Ao concluir o curso, Marco Aurélio conseguiu, não só um aumento de salário, como adquiriu o conhecimento exigido como pré-requisito para prestar um concurso público de seu interesse.

“Já fiz outros cursos nessa modalidade, porém, com carga horária diferenciada, de 20h, 50h e até 150h. Acho a experiência válida, mas o aluno precisa se dedicar nos mesmos moldes de um curso presencial. E ainda é preciso ter disciplina, persistência, acreditar em si mesmo, ter vontade própria e foco para realizar o curso”, explicou.

Em 2016, a Rede Federal instituiu um grupo de trabalho (GT) voltado para todos os aspectos pertinentes ao ensino a distância. De acordo com a vice coordenadora do GT, Vanessa Batestin, a EaD avançou muito no Brasil, principalmente na rede pública, devido aos programas de fomento federais como a Rede e-Tec Brasil e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), entretanto, “os recursos destinados a essa modalidade tiveram uma redução considerável nos últimos anos, o que reforça a necessidade de institucionalização para que o EaD tenha continuidade”, afirmou.

Além de priorizar a institucionalização da EaD na Rede Federal, o grupo discute, ainda, modelos e metodologias de cursos a distância – como os integrados à modalidade presencial (híbridos) e o MOOC (sigla em inglês do termo Massive Open Online Course) –, regulamentação de carga horária, estruturação dos núcleos gestores, mobilidade de estudantes e professores para disciplinas EaD entre campi e instituições, matriz orçamentária, dentre outros.

Uma das avaliações do GT é de que a educação a distância tem auxiliado muito as instituições. No tocante aos professores, inúmeros profissionais foram qualificados para atuar no ambiente virtual de aprendizagem Moodle (adotado pela Rede), contudo eles não se ativeram apenas ao modo de ensinar por meio de uma plataforma e continuaram utilizando conhecimentos adquiridos também em cursos presenciais.

A avalição aponta que no caso dos alunos, assim como nos cursos presenciais, é possível identificar sucessos e insucessos. “É grande a quantidade de alunos que não teriam outra forma de estudar se não fossem os cursos a distância. Temos vários resultados positivos em avaliações nacionais e de alunos que entram em programas de mestrado e doutorado, no entanto, como é uma modalidade que exige suficiente autonomia e disciplina dos discentes e nem todos se adequam, muitas vezes presenciamos reprovações ou evasões”, diz.

Na opinião do ex-aluno Marco Aurélio, é importante investir continuadamente no desenvolvimento de cursos EaD, dado que com isso é possível atingir o maior número de alunos, mantendo a qualidade do ensino ofertado pela Rede Federal.

“Acredito que a Rede está no caminho certo. O momento é mesmo de ampliar as discussões para aumentar a oferta de cursos e meios educacionais. O ensino a distância é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O estudo e o aprendizado nos levam a outros patamares, nos ajudando a ser mais instruídos, mais capacitados, críticos e formadores de opinião”, declarou o jovem.

Dia da EaD – Em todo o mundo, a história da EaD se adapta à evolução da tecnologia. Aqui no Brasil, a Lei n° 13.620/2018 instituiu o Dia Nacional da Educação a Distância com o intuito de dar mais visibilidade às ações de fomento para o avanço dessa modalidade de ensino.

Fonte: Bárbara Bomfim - Assessoria de Comunicação Conif (veja aqui a publicação original)