Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias > Mitos e Verdades do ensino a distância
Início do conteúdo da página

Mitos e Verdades do ensino a distância

Criado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 11h58 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 11h58 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 12h02 | Acessos: 1032

O ensino a distância em nível superior ainda é um universo desconhecido para muitos estudantes brasileiros e, por isso, o assunto envolve mitos acerca de seus benefícios. Apesar disso, o segmento cresce a cada dia.

Quer ver os dados mais recentes da EAD no Brasil? Veja aqui! 

[...]

As vantagens da modalidade vão desde flexibilidade de estudo em relação a horários e lugar até custo-benefício, o que ajuda na democratização do ingresso ao ensino superior. A coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da UniCarioca, Viviana Carvalho, analisa alguns mitos da graduação a distância, esclarecendo os principais pontos positivos dessa modalidade de estudo.

Mesmo sob a ótica de sua instituição, Viviana esclarece dúvidas gerais, que servem para qualquer curso da modalidade EAD. Veja:

Quais os principais mitos envolvem o EAD quando o assunto é qualidade de formação?

Um dos principais mitos com relação a EAD é quanto ao diploma: se haverá diferenciação por ser um curso na modalidade a distância. A grande verdade é que o diploma dos cursos presenciais e a distância é o mesmo, não havendo nenhuma observação sobre a modalidade cursada pelo aluno, até porque a qualidade de ambas as modalidades deve ser a mesma.

O mercado de trabalho ainda não valoriza o EAD como uma formação de mesmo porte da presencial?

Acredito que atualmente já não há mais preconceito por parte dos recrutadores, tendo em vista que os cursos na modalidade a distância são plenamente equivalentes aos cursos presenciais e não trazem no diploma nenhuma diferenciação. Os alunos dos cursos a distância possuem a mesma formação dos alunos de cursos presenciais. O que parece ainda prevalecer é o desconhecimento do potencial que a modalidade a distância possui.

O EAD é mais barato, a relação custo-benefício é real?

Sim, os alunos dos cursos a distância têm os mesmos benefícios de um aluno de cursos presenciais, ou seja, possuem acesso a bibliotecas e laboratórios de ensino, além de contar com o material didático incluso na mensalidade disponível 24 horas por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem. [...] Além disso, não há necessidade de gastar com deslocamento (passagens, gasolina, estacionamento), tendo em vista que as aulas ocorrem totalmente online, sendo necessário comparecer apenas para a realização das avaliações.  

Os cursos têm carga horária menor e, por isso, são mais superficiais? Os alunos aprendem menos que em um curso presencial?

A carga horária dos cursos a distância é igual a dos cursos presenciais, não havendo prejuízos ao aprendizado do aluno. Os cursos a distância possuem o mesmo currículo e conteúdos aplicados no ensino presencial garantindo que o aluno tenha sempre a mesma qualidade de ensino. [...]

É possível fazer qualquer curso a distância?

Atualmente, nem todos os cursos existem na modalidade a distância. Nem todos os cursos da área de saúde, por exemplo, são regulamentados pelo MEC, pois possuem exigências específicas. O aluno precisa ficar atento se o curso escolhido possui laboratórios específicos para ensino. [...]

Todo o aluno pode se adaptar ao EAD se for bem orientado?

Sim, o ensino a distância é democrático e pode ser cursado por qualquer pessoa que tenha persistência e disciplina para aprender. O mercado de trabalho tem exigido competências que podem ser adquiridas por meio de cursos a distância. A modalidade pode proporcionar aprendizado independente da distância geográfica por utilizar estratégias baseadas na utilização de tecnologias que promovem o ensino sem limite de lugar, hora ou idade dos alunos.  Na modalidade a distância, um dos elementos fundamentais é a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (espaço online onde ocorrem os cursos). Por meio de modernas ferramentas de comunicação, os alunos interagem entre si e com os professores, gerando networking. Neste processo, os alunos são instigados à troca de saberes e expansão dos conhecimentos.

Texto produzido e publicado pelo site Lifestyle – Notícias ao Minuto, em 12/09/2019, neste link.

OBS: Algumas informações - mais específicas a outras instituições - contidas no texto original foram omitidas aqui. Se preferir acessar a publicação na íntegra, clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->